Desde sua criação, o SASOP vem contribuindo para a constituição e o fortalecimento das relações de intercâmbio entre grupos, organizações locais e organizações as sociedade civil comprometidas em desenvolver uma proposta para a agricultura familiar que incorpore a dinâmica social da população envolvida e a utilização racional dos recursos naturais, garantindo e potencializando sua sustentabilidade.
Buscando ampliar o campo de influência da Agroecologia no Brasil, o SASOP vem contribuindo com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), desde o seu surgimento, bem como a realização dos quatro encontros nacionais de agroecologia (ENAs), com um conjunto de organizações, redes e articulações que integram a ANA.
Em 2011, conduziu a organização local do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências - Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo, que reuniu cerca de 300 pessoas em Salvador, Bahia, para debater agroecologia a partir de experiências concretas desenvolvidas em todo o País. Participou ainda da mobilização em torno das Conferencias Territoriais de Segurança Alimentar Nutricional e das IV Conferências Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceram em Salvador nos meses de setembro e novembro, respectivamente. Em 2012, animou o processo de criação da Articulação de Agroecologia da Bahia, com outras organizações do Estado.
No âmbito das instâncias de proposição e controle social de politicas e programas de governo, o SASOP assumiu a Presidência do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-Ba), por duas gestões consecutivas, e integra o CONSEA Nacional. Através de ações mobilizadoras regionais e articulações de âmbito estadual tem se buscado influenciar na formulação de políticas públicas dentre elas, a Política de Assistência Técnica e Extensão Rural e a Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Esse acompanhamento contribuiu para a aprovação da Emenda Constitucional do Direito à Alimentação, das Leis Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, da Lei da Alimentação Escolar, da Lei do Programa de Aquisição de Alimentos, da Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural e na elaboração das Políticas Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que prevê criação de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2012, passou a integrar também a Comissão Nacional da Política de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO).
No plano dos territórios, o SASOP vem apoiando a consolidação da política de desenvolvimento territorial com a participação propositiva da sociedade civil organizada em diálogo permanente com o governo federal e mais recentemente com o governo estadual. Participa desde então dos Fóruns Territoriais do Sertão do Francisco e do Baixo Sul da Bahia. Entre 2012 e 2013, o SASOP executou nos Territórios Chamadas Públicas de ATER do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura.
17ª Romaria de Pau de Colher acontecerá na próxima sexta-feira (13)
TECNOLOGIAS SOCIAIS DO NORDESTE NÃO SÃO AGRO!
SEMENTES | Projeto Sementes Crioulas é lançado no Semiárido Show
CONTRA MINERAÇÃO | Ato em solidariedade reúne centenas de pessoas em Angico dos Dias
SEMINÁRIO | Políticas Públicas serão discutidas durante Seminário em Juazeiro