Logo SASOP
19 Fevereiro 2020

“SAN é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base pr

[+] Saiba mais



JUVENTUDES | Jovem de Pilão Arcado representa juventudes do Semiárido baiano na Conferência da ONU, em Genebra




















Foto: Assessoria de Comunicação do SASOP


Entre os dias 14 e 25 de novembro, a jovem Deuziene Rocha Vila Nova, 24 anos,  moradora da Comunidade Mosquito, em Pilão Arcado (BA), representou as juventudes do Semiárido Baiano, em diversas atividades comemorativas dos 30 anos da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, em Genebra, na Suíça. Deuziene, que integra uma associação de jovens em seu território, seguiu, acompanhada pelo SASOP, à convite da agência de cooperação internacional Terre des Hommes Suisse. Durante 11 dias, a jovem participou  de uma vasta programação junto a jovens do Peru, Colômbia, Senegal e Índia.  A atividade principal, no entanto, foi a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada de 18 a 20, em celebração aos 30 anos da Convenção, onde Deuziene pautou a importância do investimento em politicas de educação, diante da fragilização dos direitos e da democracia no Brasil. “O abandono escolar deixa as crianças em situação de vulnerabilidade e suscetíveis a todo tipo de violência, principalmente, à exploração do trabalho infantil e da violência sexual”. Para a jovem, a escola possibilita o acesso a outros direitos como a ter uma alimentação adequada e saudável.
 
COLA COMIGO | Em Salvador, a celebração pelos 30 anos da Convenção, aconteceu com um ato politico-cultural organizado pela Terre des Hommes Suisse no Brasil e pelo SASOP, em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA). O evento, realizado no dia 28 de novembro, no auditório do MP,  contou com a presença de representantes de organizações da sociedade civil, poder público, conselheiros de direitos, promotores da infância, entre outros. Os adolescentes e jovens facilitaram todo o evento fomentando as discussões sobre seus direitos e apresentando ferramentas de sensibilização por meio de uma exposição fotográfica com imagens produzidas pelos participantes do projeto Crianças Repórteres, do lançamento do mini-documentário sobre o processo formativo de crianças e jovens em torno de seus direitos, do Coletivo Cutucar.

Agenda

20
FEV
Salvador - Rua Aristides Novis, 101º Federação - Salvador - BA
CEP: 40.210-630
Tel: 71 3335-6049

Remanso - Rua Padre José Daniel Potter, 100 - Remanso-BA
CEP 47.200-000
Tel: 74 3535-1548 / 0093

Camamu - Praça Nossa Senhora da Assunção, 03, Centro -Camamu-BA
CEP: 45.445-000
Tel: 73 3255-1119
Parceiros Financiadores